Estudo para nossos dias.


Quais eram os primeiros direcionados da carta?
Este livro foi destinado originalmente aos cristãos de Roma, seu conteúdo, revela que foi escrito a cristãos judeus . A expressão “os da Itália vos saúdam” (Hb 13:24), significa provavelmente que o autor escrevia para Roma, e que na ocasião incluiu saudações de crentes italianos que viviam longe da pátria.

688)-Por que os judeus ainda insistiam com o sangue de animais?
Os crentes judaicos, um grupo insignificante em contraste ao grande número de seus patrícios, estavam tentando a abandonar sua fé e voltar aos ritos da lei de Moisés sacrificando animais, pois através do derramamento de sangue eles poderiam reconciliar-se com Deus.

689)-Por que o sangue de Cristo substituiu todos os demais sangues?
O sangue do Senhor Jesus Cristo é o ponto principal do conceito de redenção no Novo Testamento. Cristo ao morrer na cruz, deu seu sangue inocente afim de remover nossos pecados e nos reconciliar com Deus. (Hb 9:14; Rm 5:19)

690)-Quem foi chamado de “amigo de Deus?”
R: Abraão. Tiago 2-23.

691)-Por que este livro é considerado os provérbios do novo testamento?
Este livro está repleto de sabedoria divina e instruções práticas, visando a uma vida crista realista, está escrito em estilo sucinto, com preceitos diretos e analogias realistas.

692)Por que a tentação é como prova de fé?
Ás vezes, as provações vem sobre os crentes afim de que Deus possa testar a sinceridade da sua fé. Nossa fé somente pode chegar á plena maturidade quando confrontada com dificuldades e oposição. (Tg 1:3,4).

I Pedro

693)-Como que Pedro, nessa carta, fortaleceu os irmãos?
O tema, do sofrimento sobressai em toda esta epístola. O apóstolo Pedro escreveu esta epístola de alegre esperança aos “estrangeiros dispersos” nas províncias Romanas da Ásia Menor (1:1).
Os cristãos que estavam sob o fogo do sofrimento entre pagãos. O cuidado do apóstolo Pedro visava evitar que os crentes não perturbassem, sem necessidade, o governo, e sim seguissem o exemplo do Senhor Jesus Cristo no sofrimento, sendo inocente, mas portando-se com retidão e dignidade.

694)-Onde fala que é impossível vir mais provas do que possamos suportar?
1Co 10:13 = O apóstolo Paulo assegura aos coríntios que nenhum crente precisa cair da graça e da misericórdia de Deus, quando está sendo tentado.  A fidelidade de Deus expressa-se de duas maneiras neste versículo: Deus não permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar e ocorrendo a tentação, Ele, proverá os meios de suportamos e vencermos.

695) Pedro estava em Roma ou na babilônia?
Em Babilônia, (1Pe 5:13).

II Pedro
696-Por que a falsa doutrina é um perigo para a igreja?
A falsa doutrina distorce a verdade da Bíblia que é infalível. O cristão que ouve e segue falsas doutrinas não suporta as dificuldades do dia-a-dia fica sem alicerce firme e em sua fé, sem certeza da salvação, sem valor moral, sem mensagem para pregar, sem nenhuma esperança da volta do Senhor Jesus Cristo.

697)O que é apostasia?
Apostatar significa cortar o relacionamento salvífico com Cristo, ou apartar-se da união vital com Ele e da verdadeira fé nEle. (Hb 3:12).

688)A vinda do Senhor já está na hora ou passando da hora?
Só Deus sabe a hora exata. No momento de Deus a trombeta irá tocar. A igreja pode contribuir para encurtar o tempo que precede a volta de Cristo, mediante maior dedicação ao evangelismo, é a obra missionária mundial. (2Pe 3:9).
I João
699-Onde e quando foi escrito esse livro?
Provavelmente em Éfeso, onde João residia, cerca de 85-95 d.C. (Ap 1:11).